Precisamos de cuidar do meio ambiente. No entanto, muitas pessoas ainda pensam que esta é uma tarefa dos governos, e não uma obrigação individual. A verdade é que, se cada um fizer a sua parte, poderemos garantir um planeta mais verde para as próximas gerações, que irão aprender a conviver de maneira mais harmónica.
No Vale Paraíso Natur Park acreditamos que é possível conciliar as evoluções tecnológicas com o respeito à natureza. Por isso, neste artigo vamos dar 10 dicas de como cuidar do meio ambiente de forma simples e quotidiana.
Diminua o uso dos sacos plásticos: vai ao mercado? Leve consigo um saco em pano ou algum saco plástico reutilizável. Reutilize também aqueles sacos pequenos para as frutas e verduras.
Recicle o seu lixo: esqueça as desculpas! Mesmo quando a casa é pequena, há sempre espaço para uma caixa de cartão na qual poderá colocar os lixos recicláveis. Pode até ser trabalhoso, mas é interessante observar o quanto o nosso lixo orgânico é menor do que achávamos que fosse!
Recicle os jornais e revistas: tem a caixa de correio cheia de revistas de supermercados? Primeiro, pede a eles que não entreguem mais catálogos de publicidade em sua casa. Entretanto, com as revistas que já recebeu, mete-as na caixa de recicláveis e descarte-as junto com os demais lixos.
Evite os talheres e as palhinhas de plástico: vai almoçar num restaurante de fast-food? Já reparou na quantidade de lixo que uma pessoa produz nestas refeições? Faça diferente! Recuse a tampa de plástico dos copos e as palhinhas. Prefira comer com a mão em vez de utilizar talheres de plástico e opte pelos guardanapos.
Use cotonetes de cartão: Portugal vai proibir os cotonetes e as palhinhas de plástico em 2020. Por isso mesmo, as grandes redes de supermercados já estão a vender os cotonetes confecionados em cartão e as palhinhas feitas de aço ou de massa. Experimente e verá que é uma contribuição grande para a natureza, já que o plástico demora séculos a decompor-se!
Diga não aos papéis de presente: quer fazer um embrulho diferente? Utilize revistas antigas, papéis biodegradáveis… não gaste dinheiro com embalagens plásticas que, além de serem descartadas rapidamente, levarão séculos a decomporem-se!
Evite imprimir recibos e faturas: nos multibancos pode sempre optar pelas faturas e os recibos digitais. Esta é uma opção excelente para evitar a impressão de papel que logo vai virar lixo.
Atenção ao uso da água: enquanto lava as loiças, os dentes ou mesmo na hora do banho, atenção para a água que está a ser desperdiçada! Feche a torneira sempre que puder e vai ver que os gastos vão diminuir ao final do mês, sem falar dos benefícios para a natureza.
Utilize mais a bicicleta ou o transporte público: observe que, no quotidiano do trânsito, há imensos carros com apenas uma pessoa dentro. Faça diferente: opte pelo transporte público ou pelas bicicletas. Vai fazer bem até mesmo à sua saúde!
Experimente ficar um dia da semana sem carne: não vai ser assim tão difícil e, dessa forma, vai fazer a sua parte na diminuição do impacto da pecuária sobre a natureza.