Saiba mais sobre os nossos protocolos de saúde e segurança para o Covid-19

Desfrute de todas as nossas instalações sem custos adicionais.

Descobre tudo sobre as ondas da Nazaré

As ondas da Nazaré fazem desta vila piscatória um dos locais de referência para os surfistas de todo o mundo que aceitam o desafio de surfar numas das maiores ondas do mundo.

No entanto, as ondas gigantes da Nazaré não são um fenómeno que dura todo o ano, mas ocorrem durante uma temporada específica. Por isso é fundamental conhecer melhor a região e, consequentemente, a previsão de ondas da Nazaré.

O Ohai partilha tudo o que precisas de saber sobre as ondas gigantes da Nazaré, Portugal.

Como são formadas as ondas da Nazaré

As ondas da Nazaré são formadas a partir do Canhão da Nazaré: um dos maiores canhões submarinos da Europa.

Trata-se de um desfiladeiro submarino com 227km de extensão e 5000m de profundidade máxima, com diversos desníveis. Esses são responsáveis por tornar esta zona turbulenta, segundo os pescadores, e desafiante, segundo os surfistas.

Afinal, por causa deste canhão, as ondas da Nazaré batem recordes de altura e atraem milhares de turistas todos os anos durante a temporada das Big Waves.

Quando ver as ondas na Nazaré

Entre os meses de novembro e fevereiro há sempre a previsão de ondas na Nazaré que batem recordes de altura. Ou seja, entre o final do outono e durante a maior parte do inverno.

Em 2011, as ondas gigantes da Nazaré, Portugal, começaram a ganhar mais relevância a nível internacional, com a instituição do evento Big Wave Challenge. Este acontece anualmente na Praia do Norte, a melhor praia para a prática do surf na Nazaré.

Uma dica imperdível: para umas vistas incríveis do mar, recomendamos uma visita ao Forte de São Miguel, ou Farol da Nazaré. Este é o ponto que ilustra uma das fotos mais icónicas das ondas da Nazaré.

Maior onda da Nazaré

Há algumas controvérsias sobre a maior onda surfada na Nazaré. Em 2011, o surfista hawaiano Garrett McNamara surfou uma onda de 23,77 metros na Praia do Norte, pelo que neste ano bateu o Recorde Mundial do Guiness.

No entanto, em outubro de 2020, abrindo a temporada de ondas gigantes na Nazaré, Tony Laureano foi puxado por uma mota de água para surfar uma onda que terá atingido os 30 metros. O jovem surfista de 18 anos ainda está à espera de confirmação da World Surf League e do Guinness se será mesmo esta a maior onda da Nazaré já surfada.

Facto é que as ondas da Nazaré batem recordes e parecem tornar-se mais altas a cada ano!

Surfar na Nazaré

Se por um lado as ondas da Nazaré parecem ser apenas para surfistas profissionais, na maior parte do ano as ondas possuem alturas bastante normais para aqueles que ainda estão a iniciar-se neste desporto.

Além da Praia do Norte, há outras praias que não possuem as maiores ondas da Nazaré, Portugal. Mas proporcionam ondas menores e mais apropriadas para a prática de crianças e adultos que já surfam ou que querem fazer as suas primeiras aulas.

O Ohai Nazaré tem parceria com uma escola de surf, pelo que podes programar a tua aula com a ajuda dos nossos colegas da receção.

Aventura-te a descobrir um novo desporto!