O halloween em Portugal, assim como em qualquer lugar do mundo, é uma festa aterradora!
Mas não podemos nos esquecer de que há sempre tradições e histórias muito diferentes entre si, o que torna este dia assustadoramente especial e diferente em cada lugar.
Neste artigo de blog, o Ohai Nazaré fala sobre a tradição de halloween em Portugal e apresenta 5 lugares assustadores para passares este dia de medo.
Quando é o Halloween em Portugal?
O dia de Halloween em Portugal, assim como em qualquer país, é celebrado a 31 de outubro. Isto porque nesta data era celebrado o festival celta Samhain, quando se comemorava o fim do verão e o início do outono.
Agora que já sabes quando é o halloween em Portugal, é hora de conheceres a tradição de halloween em Portugal. Ou melhor, as tradições! 😊
Tradições de Halloween em Portugal
Há diferentes costumes de Halloween em Portugal, afinal, num país tão diverso como o nosso, era mesmo de se esperar que cada sítio comemorasse esta data à sua maneira.
Apresentamos algumas das tradições de halloween em Portugal mais conhecidas:
- A noite dos fachos, em Vilar de Perdizes (Montalegre): a brincadeira é roubar a palha ao outro, chegar ao topo da montanha e gritar para espantar as bruxas e os demónios.
- Bolinhos e Bolinhós, em Coimbra: as crianças disfarçam-se e vão às ruas com uma lanterna de abóbora. O objetivo é bater de porta em porta a pedir dinheiro, bolos ou doces enquanto canta-se a tradicional canção “Bolinhos e Bolinhós”.
- O Pão por Deus, que ocorre em todo o país: no dia seguinte ao Halloween (1 de novembro), as crianças batem de porta em porta a pedir o Pão por Deus. Em troca recebem broas, frutos secos e guloseimas.
O Pão por Deus é talvez uma das tradições que mais marquem a história do Halloween em Portugal. Afinal, esta tradição portuguesa era tão forte que só cedeu espaço para o halloween nos últimos anos.
Os melhores lugares para passar o Halloween em Portugal
Agora que já sabes como é o halloween em Portugal, apresentamos os 5 lugares mais assombrados e populares entre os turistas.
- Convento de Mafra: dizem as más línguas que por lá vagam espíritos de trabalhadores que perderam a vida no convento e de um capitão sem cabeça. Sem falar nos ratos que vivem nos túneis dos conventos e os morcegos que descansam entre os livros da biblioteca.
- Quinta das Lágrimas: localizada em Coimbra, este foi o cenário da história de amor entre Pedro e Inês. Inês foi mandada matar pelo rei numa fonte que ganhou o nome de “Fonte das lágrimas”. Inconformado, Pedro vestiu a amada com o seu melhor vestido, depois de morta há dois anos, colocando-a ao seu lado no trono.
- Capela dos Ossos: localizada em Évora, esta capela do século XVII é decorada com ossos empilhados na parede. À entrada logo se lê “Nós ossos que aqui estamos por vós esperamos”.
- Quinta da Regaleira: localizada em Sintra, o Poço Iniciático desta quinta é um local escuro, com nove andares que representam os nove círculos do inferno, as nove seções do purgatório e os nove céus do Paraíso, segundo a “Divina Comédia”, de Dante. Além disso, há uma rede de túneis escuros que se pode percorrer dentro da quinta para chegar até ao poço. É um local assustador!
- Ohai Nazaré: o nosso outdoor resort fica assustadoramente divertido durante o halloween! Este ano, são 3 finais de semana totalmente dedicados ao terror, com atividades para toda a família.
Do que estás à espera? Deixa-te surpreender pela melhor programação de Halloween em Portugal!
Há um Paraíso na Nazaré. Descobre-nos!