Consegue imaginar acordar com o canto dos pássaros e cercado pelo ar fresco da floresta, depois de desfrutar de uma noite de sono reparador? Acampar é sempre sinónimo de aventura e conexão com a natureza. No entanto, a falta de comodidades como um bom colchão ou uma casa de banho privativa levam muitos a desistir de viver esta experiência.
O que diria se fosse possível combinar as vantagens do mundo rural com as comodidades do mundo moderno? No post de hoje, explicamos o que é o glamping – uma modalidade de hospedagem que surge da combinação de “glamour” com “camping”, que lhe permitirá desfrutar do ambiente natural sem abrir mão de uma estadia confortável.
Devido à crescente necessidade de escapar da cidade e do stress da vida diária, o glamping tornou-se uma das tendências de férias mais populares dos últimos anos. A experiência de dormir sob as estrelas, cercado por paisagens idílicas, sem ter que lidar com o chão frio ou o inconveniente de montar uma tenda, torna esta numa opção fantástica, tanto para os aventureiros que procuram por algo novo quanto para aqueles que quererem desfrutar do contacto com a natureza, sem sacrificar o conforto.
Além disso, o glamping é projetado para todos os tipos de público, casais, famílias com crianças pequenas, famílias numerosas, grupos de amigos…tornando-se ideal para todos os tipos de viajantes.
Dormir num glamping oferece inúmeras vantagens que fazem com que, cada vez mais pessoas, o prefiram em relação ao camping tradicional ou até mesmo a um hotel:
– Conforto na natureza: Ao contrário do camping convencional, onde devemos montar uma tenda e dormir em sacos de cama, o glamping proporciona um nível de conforto semelhante ao de um hotel, com camas, casa de banho privativa e, em alguns casos, cozinhas totalmente equipadas.
– Ideal para todas as idades: Outra vantagem é que o glamping é adequado para todas as idades. Se tem crianças pequenas, levá-las para acampar pode ser bastante incómodo. No entanto, com o glamping, tudo se torna muito mais simples.
– Locais únicos: Os glampings estão localizados em ambientes naturais privilegiados, como parques nacionais, florestas e praias, permitindo-lhe desfrutar de experiências inesquecíveis. Na verdade, um dos seus maiores atrativos é, precisamente, essa combinação entre natureza e proximidade aos serviços da cidade.
Embora ambas as opções permitam desfrutar do contacto com a natureza, existem algumas diferenças que fazem com que ambas as experiências sejam muito distintas:
– Instalações e conforto: O camping é mais básico, com tendas tradicionais e casas de banho partilhadas, enquanto o glamping oferece mais conforto, com casas de banho privativas, camas confortáveis e cozinhas totalmente equipadas.
– Nível de preparação: Se, por um lado, no glamping, a infraestrutura já está montada, economizando tempo para que possa aproveitar a cem por cento o ambiente; por outro lado, no camping, é necessário levar todo o equipamento, como tendas, sacos de cama e utensílios de cozinha e montá-lo.
– Privacidade: O glamping oferece mais intimidade do que o camping. Embora existam áreas comuns, como piscinas ou parques aquáticos, cada família, casal ou grupo de amigos conta com o seu próprio espaço.
O glamping oferece diferentes tipos de hospedagem dependendo do tipo de experiência que deseja desfrutar:
1. Tendas de luxo: As tendas de luxo são a opção mais comum: são grandes e confortáveis e podem incluir camas de casal, móveis e até casas de banho privativas.
2. Yurts: Estas estruturas redondas, originárias da Mongólia, são muito espaçosas e feitas de materiais que permitem manter uma temperatura agradável no seu interior. Além disso, costumam ter todas as comodidades necessárias, desde camas amplas até lareiras para as noites de inverno.
O glamping não é a única opção para desfrutar da natureza. Existem outras acomodações naturais, como apartamentos e bungalows, que também lhe permitirão viver a experiência de maneira mais confortável:
– Bungalows: Os bungalows são uma excelente alternativa para aqueles que procuram hospedar-se no meio da natureza, mas preferem um tipo de construção mais tradicional. Em geral, os bungalows são feitos de madeira e têm um aspeto mais rústico oferendo, no entanto, todas as comodidades modernas, como cozinha e casa de banho privativa.
– Apartamentos na natureza: Outra opção são os apartamentos localizados em ambientes naturais, que normalmente estão situados em resorts ou complexos turísticos. Embora sejam menos “aventureiros” que os glampings, os apartamentos proporcionam todo o tipo de comodidades, incluindo Wi-Fi, televisão e sistemas de climatização.
O glamping é uma alternativa fantástica para desfrutar de umas férias tranquilas em plena natureza, com todas as comodidades necessárias para descansar como merece. Temos a certeza de que, depois de experimentar, vai querer repetir!