Saiba mais sobre os nossos protocolos de saúde e segurança para o Covid-19

Desfrute de todas as nossas instalações sem custos adicionais.

O que ver em Leiria

Explorar Portugal de carro é uma das melhores formas de te entreteres e descobrires novos lugares e culturas. Por isso, antes de começares a tua jornada, descobre neste artigo tudo o que ver em Leiria.

Leiria é a capital do distrito homónimo, com pouco mais de 50 mil habitantes, mas com uma história rica e que desperta a nossa curiosidade.

Com efeito, para conheceres a história de Leiria e fazeres uma viagem no tempo, a melhor opção é conheceres alguns dos seus sítios turísticos mais famosos, como a Catedral de Leiria e o Castelo de Leiria.

Conhece a história de Leiria

A história de Leiria está ligada à agricultura, sendo o seu nome derivado do galaico-português laria, que significa “área de lotes agrícolas”.

De facto, Leiria está localizada ao meio do país, estabelecendo uma fronteira entre o Norte e o Sul de Portugal, e é banhada pelo rio Lis, que possibilitou por muitos séculos a exploração agrícola e o comércio local. 

Na Idade Média, tornou-se no local de controlo do tráfego económico da região e sediou cortes e reuniões políticas entre o rei e a nobreza.

Por isso, no início do século XIV, o rei D. Dinis mandou erguer a torre de menagem (a estrutura central) do castelo, que é atualmente uma das mais belas coisas para ver em Leiria.

A propósito, foi também o rei quem ordenou a expansão do Pinhal de Leiria, próximo à costa atlântica. Somos gratos a ele, afinal, neste local está situado o nosso Paraíso!

Descobre tudo o que ver em Leiria e começa já a planear a tua viagem!

Castelo de Leiria

O Castelo de Leiria é a atração de maior destaque na cidade, pois atrai os olhares dos transeuntes devido à sua arquitetura majestosa e à sua localização privilegiada.

É um daqueles sítios que vale a pena ver em Leiria e que irá agradar os pequenos e os grandes, pois une magia e história num único lugar.

Construído a partir de 1.135, este castelo é considerado um dos mais belos de Portugal e está aberto a visitantes, recebendo entre 50 e 70 mil turistas todos os anos.

A torre do Castelo de Leiria é considerada um espaço museológico, onde são expostas armas medievais e artefatos arqueológicos encontrados nas proximidades.

Desde 2019 o castelo está a passar por obras, pelo que a Câmara Municipal disponibilizou recursos para visitas em 3D. Além disso, podes consultar neste vídeo esta e muitas outras coisas para ver em Leiria.

Catedral de Leiria

Construída em estilo maneirista, a Catedral de Leiria (também chamada Sé de Leiria) tem uma arquitetura bastante sóbria, destacando-se das demais edificações locais sobretudo pela sua altura.

Curiosamente, a obra começou a ser construída em 1559, mas em 1775, o terramoto de Lisboa alcançou Leiria, provocando danos na fachada principal, que teve de ser reconstruída no ano seguinte.

A Catedral de Leiria é um ponto de referência no centro histórico de Leiria, a partir do qual podes percorrer a cidade e conhecer outros sítios que ver em Leiria.

Museu de Leiria

O Museu de Leiria foi construído em 1917, abrigando obras regionais de arte, arqueologia e numismática.

Atualmente, está inserido no que antes foi o Convento de Santo Agostinho e, às exposições do antigo museu, somam-se as coleções artísticas municipais e uma reserva arqueológica. 

Se gostas de revisitar o passado através de exposições artísticas, este museu é uma das melhores coisas para ver em Leiria.

No seu primeiro espaço há uma exposição permanente que faz uma releitura da história regional, e no segundo espaço, há sempre exposições temporárias de temáticas variadas.

Mesmo afastado da Sé e do Castelo, o Museu de Leiria é um dos melhores pontos turísticos que ver em Leiria, sobretudo para os amantes da arte.

Como chegar a Leiria saindo da Nazaré?

Se estás hospedado no OHAI Nazaré e queres saber como chegar a Leiria, é muito simples. Vais ter de passar pelas seguintes estradas: N242, A8 e A19.

Em 30 minutos chegas às proximidades do Estádio Municipal de Leiria, ponto de fácil acesso aos outros locais.

A bela história de Leiria reflete-se numa cidade maioritariamente plana e cuja montanha do castelo destaca-se num cenário arborizado e repleto de tradicionais edificações brancas.

muito o que ver em Leiria e isso não se limita aos seus pontos turísticos: há o Festival Anual de Música, os festivais de verão, os teatros e muito mais.

Agora que já conheces as principais coisas para ver em Leiria, chegou a hora de planear a tua viagem e conhecer outras belas cidades nas proximidades.

Com efeito, o OHAI Nazaré é o teu ponto de descanso em pleno Pinhal de Leiria, a cinco minutos de carro do centro da Nazaré.

Descobre um mundo de diversão para a tua família!