Saiba mais sobre os nossos protocolos de saúde e segurança para o Covid-19

Desfrute de todas as nossas instalações sem custos adicionais.

Proteção solar durante as férias de Verão

Nada melhor do que passar uma tarde inteira ao sol sem ter de se preocupar com nada, além de usar o filtro para protecção solar, não é?

Esta é a magia do verão: os dias de férias sem escola, sem trabalho, apenas mais tempo em família com longas horas de sol e calor.

Mas tens por hábito manter os cuidados com a pele no verão? Sabes como evitar doenças de pele e escolher o fator de proteção solar que melhor se adequa ao teu corpo?

Se ainda fazes essas perguntas a ti próprio, neste artigo ajudamos-te a encontrar as respostas!

Utilização de fator de proteção solar adequado

Antes de mais, é importante pontuar que utilizar produtos para proteção solar não deve ser um cuidado exclusivo dos dias de praia e piscina.

É importante manter os cuidados com a pele mesmo nos dias de trabalho, de escola, ginásio etc. Afinal, estamos quase a tempo inteiro expostos ao sol e, portanto, precisamos de nos cuidar.

No entanto, a necessidade de protecção solar é bastante subjetiva, variando de acordo com dois fatores principais: a idade e a cor da pele.

As pessoas com mais idade e as crianças devem ter um cuidado especial, já que a pele é mais delicada e, portanto, mais sucestível aos danos solares.

Por outro lado, as pessoas com pele mais clara também devem ter um cuidado maior, afinal, tanto os raios UVA como os raios UVB em excesso podem prejudicar a saúde da pele. Aliás, já ouviste falar nestes nomes?

Os raios UVB são os que penetram superficialmente a pele e, por isso, provocam escaldões. Já os raios UVA têm um poder de penetração mais profundo, podendo aumentar consideravelmente as hipóteses de desenvolvimento de um cancro de pele.

Estes conceitos já determinam como evitar doenças de pele: bloqueando o contacto excessivo destes raios com a sua pele. E sabes como podes bloqueá-los? Através do uso constante de filtros solares.

Para a maior protecção solar das peles brancas, recomenda-se o uso de filtros com protecção UVA e UVB. Fatores de protecção entre 50 e 50+ são também mais seguros para todo o corpo, sobretudo se tens manchas, cicatrizes ou tatuagens e não queres deixar de manter em dia os cuidados com a pele.

Já as peles mais escuras têm uma vantagem a nível da protecção solar. Peles morenas e negras podem optar por filtros com fator de proteção solar de 15 a 30, incluindo apenas a proteção contra os raios UVA, que penetram mais profundamente na pele.

Os cuidados com a pele em verão são muito importantes

Como dito anteriormente, a protecção solar não deve ser um cuidado com a pele exclusivo do verão ou dias á beira-mar ou à beira da piscina.

No entanto, os cuidados com a pele no verão devem ser dobrados. Para além do uso do filtro solar, sabe como evitar doenças de pele?

Os especialistas da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), recomendam que se evite realizar atividades exteriores e apanhar sol entre as 12h e as 16h, que é considerado o “meio dia solar”.

Também recomenda-se renovar a proteção solar a cada duas horas, mesmo que o protetor seja à prova de água, para assegurar que os cuidados com a pele estão em dia.

Conheça o seu corpo e mantenha os cuidados com a pele em dia! Fique atento às manchas da pele, à alteração de cores e visite um dermatologista regularmente.

Desfruta do verão em segurança!