Saiba mais sobre os nossos protocolos de saúde e segurança para o Covid-19

Rota a pé – Centro Histórico da Nazaré

ão há melhor forma de conheceres o Centro Histórico da Nazaré do que ao caminhares pelos seus sítios mais turísticos.

Neste artigo partilhamos uma rota moderada, para desfrutares em família das belezas construídas e naturais da Nazaré.

Para quando a próxima visita?

centro historico nazare

A rota pela orla

Depois de as crianças muito insistem em ir à praia mesmo quando as férias já acabaram, decides ir para uma escapadinha na Nazaré com a família.

Naturalmente, alguns hotéis e resorts são tão confortáveis que por vezes mal queres sair da piscina ou do parque aquático, como quando estás hospedado no Ohai Nazaré.

No entanto, é importante conhecer a história e a cultura local para que a tua escapadinha na Nazaré seja também uma aprendizagem para os pequenos.

Nesse sentido, sugerimos que explores duas variações dessa rota a pé para conheceres o Centro Histórico da Nazaré e a sua bela orla.

Em pouco mais de 45 minutos podes percorrer 3.6 quilómetros e tirar fotos bastante giras, sobretudo da orla.

Mas se quiseres demorar um pouco mais e apanhar o elevador da Nazaré, vais conhecer mais sítios que tornarão a tua escapadinha na Nazaré inesquecível!

Começa o percurso pela Rua da Paz, a poucas quadras da Praia da Nazaré, e percorre a urbanização até chegares à Praça Sousa Oliveira.

De seguida, desce para a Avenida da República e caminha até a modesta Capela de Santo António, construída com a contribuição dos pescadores.

Podes sempre parar para fotografar e retornar por um caminho que te levará novamente à Praia da Nazaré, como previsto na rota do Wikiloc.

Assim percorres toda a extensão da orla, podendo parar para um banho rápido ou mesmo caminhar até às proximidades do Porto da Nazaré

No entanto, recomendamos fortemente que apanhes o elevador e visites todo o Centro Histórico da Nazaré antes de retornares à Praia.

O que visitar no Centro Histórico da Nazaré

O próprio Elevador da Nazaré é um sítio a não perder. A viagem dura cerca de 15 minutos e permite-te desfrutar de umas vistas incríveis.

Os custos são os seguintes: gratuito para crianças até aos 3 anos; 1.90€ (ida e volta) para crianças dos 4 aos 12 anos; e 2.90€ (ida e volta) para os adultos.

Nesta parte mais elevada da Nazaré podes aproveitar para fotografar no Miradouro do Suberco, conhecer a Escultura do Veado Surfista e meditar sobre a história da Ermida da Memória.

Esse sítio é local de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora da Nazaré, que operou o milagre conhecido como a Lenda da Nazaré, sobre o qual falaremos em outro artigo. 

Ainda nas proximidades podes conhecer a Praça de Touros da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso e o famoso Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

Naturalmente, com tantos sítios a visitar, a caminhada estender-se-á por horas. Mas fica descansado: há restaurantes para almoçares e recarregares as tuas energias.

Aproveita o fim de semana e a escapadinha na Nazaré para mais do que um mergulho e umas aulas de surf.

Há um Paraíso na Nazaré. Descobre-nos.