A Rota de Mendiga a Nazaré é perfeita para os amantes da natureza e da aventura.
Ao longo dos 55 km que separam Mendiga da Nazaré, o caminhante irá encontrar paisagens com muita vegetação e será premiado com o horizonte da Praia da Nazaré.
Mas atenção, é preciso estar preparado para mais de 7 horas de caminhada em meio às plantações e às matas.
Então, aceitas esse desafio?
Nem só de praias e ondas gigantescas é feito o distrito de Leiria.
Com efeito, o 13º maior distrito português tem também belas paisagens rurais e naturais, como o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e o Pinhal de Leiria, onde está situado o OHAI Nazaré.
Ao longo da Rota de Mendiga a Nazaré vais poder admirar algumas dessas paisagens e coroar as longas horas de caminhada com umas incríveis vistas para o Atlântico, como podes ver no Wikiloc.
O percurso começa na rua das Balseiras, em Mendiga. Uma rua pacata, cercada por poucas casas.
De seguida, o caminhante deverá descer a rua em direção à N362, estrada que irá percorrer até cruzar os limites de Ribeira de Cima.
Já em São Pedro começará a caminhar através da N243, um trecho mais urbano onde poderá alimentar-se e descansar por algum tempo.
Por outro lado, a vantagem dessa rota é o facto de que o viajante estará a todo tempo na estrada, facilitando o acionamento dos serviços de emergência, caso seja necessário.
Depois de cruzar as paisagens rurais de Aljubarrota e de contornar o Valado dos Frades pela IC9, o caminhante chegará à Nazaré pelo seu sítio mais elevado, a Pederneira.
Além disso, irá passar por outros sítios icónicos, como o elevador da Nazaré, o Mercado Municipal da Nazaré e o Forte de São Miguel.
Finalmente, os 55 km da Rota de Mendiga a Nazaré terminam na Praia da Nazaré, onde vais poder descansar com o barulho das ondas.
Ou seja, é o programa perfeito para os adeptos do turismo ativo e que se vão hospedar na Nazaré para desfrutar de diversas experiências.
A Mendiga é uma pequena freguesia de Porto de Mós, situada num vale entre a Serra D’Aire e a Serra dos Candeeiros.
Com efeito, o nome está associado às poucas casas que havia no início do povoamento, habitadas por alguns mendigos.
É até hoje um sítio pouco habitado e perfeito para quem quer desbravar o interior de Portugal.
Convida os amigos mais aventureiros e percorre a Rota de Mendiga a Nazaré!