Não há melhor sensação do que conduzir numa estrada de qualidade, com todas as sinalizações e iluminações que proporcionam uma viagem segura, e com todos os postos de gasolina e restaurantes que proporcionam descanso para retomar o percurso.
No entanto, como tudo na vida, isto tem um preço e em Portugal chama-se portagem. Afinal, as estradas nacionais, que não incluem cobranças de portagens, não possuem uma boa infraestrutura, sobretudo para os estrangeiros que viajam longas horas.
Mas lidar com as portagens em Portugal (ou, em inglês, Portugal tolls) pode ser um desafio para muitos que não sabem como funciona este sistema.
Será possível pagar portagens online em Portugal? Existe um cartão de portagem em Portugal?
Como queremos que desfrutes do nosso Paraíso ao máximo, sabemos que a tua viagem até aqui deve ser segura e confortável. Por isso, neste artigo de blog, iremos responder às principais perguntas dos viajantes relativamente às portagens em Portugal.
Existem duas modalidades possíveis para o pagamento das portagens nas autoestradas de Portugal: o sistema de portagem tradicional e o sistema de portagem eletrónico.
Nas autoestradas, os viajantes encontrarão barreiras de portagens em Portugal que os obrigam a parar o veículo, seja para fazer o pagamento manual ou o pagamento eletrónico.
No primeiro caso, à entrada da autoestrada o condutor deverá retirar um ticket e guardá-lo consigo para que, à saída, possa pagar um valor proporcional à distância percorrida em dinheiro ou cartão bancário.
No segundo caso, quando encontrar as barreiras de portagem, o condutor deverá escolher a via reservada Via Verde, e o seu pagamento será debitado automaticamente da conta bancária através de um dispositivo fixado no pára-brisas do carro. Há ainda as autoestradas onde não existem barreiras, mas apenas detetores de dispositivos de pagamento eletrónico.
Mas como podes fazer os pagamentos eletrónicos das portagens em Portugal, seja com Via Verde ou nas autoestradas com sistema de cobrança exclusivamente eletrónico, quando viajas com um carro de matrícula estrangeira?
Se tens um carro com matrícula estrangeira, através do site Portugal Tolls podes aderir a duas modalidades de pagamento eletrónico que te vão permitir circular por todas as autoestradas nacionais.
Apesar de haver mais modalidades de pagamento das portagens, como o cartão de portagem em Portugal, apresentaremos as duas em que os estrangeiros podem circular por quaisquer estradas de Portugal sem dores de cabeça.
Nesta modalidade, o condutor deverá adquirir o dispositivo Via Verde exclusivamente online, sem por isso pagar caução ou fidelização.
O dispositivo tem o valor de 4,99€ no primeiro mês, e de 1,25€ por cada mês seguinte. Assim, os custos das portagens serão debitados diretamente da sua conta bancária estrangeira.
Ou seja, assim podes pagar as portagens de Portugal online em poucos minutos.
Se és um turista espanhol, ficas a saber que todos os dispositivos Via-T são aceites na rede nacional de autoestradas portuguesas. Dessa forma, podes fazer o pagamento das tuas portagens em Portugal tanto nas barreiras reservadas a clientes Via Verde, como nas autoestradas com sistemas de pagamento exclusivamente eletrónicos.
Não há quaisquer custos administrativos adicionais associados ao pagamento destas portagens de Portugal. Recomendamos que entres em contato com o teu emissor e confirmes que o serviço está ativo antes de utilizares as autoestradas portuguesas.
Sim, há sempre forma de pagares as portagens em Portugal mesmo depois de teres feito a tua viagem.
Se alugares um carro que não possui identificador eletrónico e mesmo assim passares pelas barreiras de portagem Via Verde, podes pagar as portagens nos correios/Payshop até 15 dias úteis após a data da tua viagem.
Já sabes, se o carro tiver identificador, o veículo será automaticamente identificado e o pagamento será descontado da tua conta bancária ou do teu cartão com pré-pagamento Via Verde.
E se não aderires à Via Verde, mas sim ao sistema de cobrança automática do país onde vives, podes pagar as portagens de Portugal online pelo site da Ascendi dentro de 30 dias úteis.
Senão, a cobrança será feita pelas Entidades de Cobrança no Estrangeiro (ECE), como a EPC, ParkTrade e a ETIKA, através de uma notificação por carta ao proprietário do veículo.
Para evitares dores de cabeça ao pagar as tuas portagens nas autoestradas de Portugal, é melhor circulares pelas autoestradas com barreiras de pagamento manual sempre que possível.
Assim não estarás sujeito a coimas e não terás surpresas ao veres a fatura do teu cartão bancário ao fim do mês.
Agora que já sabes como pagar as tuas portagens em Portugal, fica a questão: quando é que vens com a tua família visitar o Ohai Nazaré?
Faz a tua reserva pelo site e descobre o nosso Paraíso!