A comida típica portuguesa é um dos muitos atrativos do nosso país para a nossa gente e para os estrangeiros que nos vêm visitar.
Sabemos que há pratos mais complexos, como as caldeiradas, que levam ingredientes diversos e mais caros, e que até mesmo precisam de mais tempo para o preparo.
Mas mesmo a comida típica portuguesa fácil de fazer tem os seus encantos, afinal, mais importante do que a receita é o momento em que se faz a refeição e as pessoas que o acompanham!
Neste artigo, falamos de alguns pratos da comida típica portuguesa de maior sucesso.
Se gostas de provar o melhor da comida típica portuguesa, provavelmente já conheces todos estes pratos que apresentamos abaixo.
Mas se estás de passagem pelo país e não consegues escolher que prato pedir ao chegares a um restaurante, não te preocupes: nós damos-te algumas dicas.
Vê abaixo quatro pratos da comida típica portuguesa fáceis de fazer e que são também muito saborosos!
A francesinha é uma comida típica portuguesa que tem origem na cidade do Porto, ao norte de Portugal.
Trata-se de um sanduíche feito com linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca coberto com queijo derretido. Esta sanduíche é guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri, que o torna suculento e ainda mais apetitoso. De mencionar que, em alguns locais, a francesinha é servida com um ovo estrelado no topo.
Como se pode imaginar, trata-se de um prato pesado e de digestão lenta, pelo que é bom que estejas cheio de fome ao fazeres o teu pedido! Se fores dos mais gulosos, podes ainda pedir algumas batatas fritas como acompanhamento.
Um dos petiscos pelos quais Portugal é famoso a nível internacional são os tradicionais pastéis de bacalhau.
Estes pastéis podem ser acompanhados por uma boa caneca de cerveja e agradáveis conversas entre amigos nas esplanadas durante o verão.
Esta comida típica portuguesa é fácil de fazer e leva na sua composição alguns ingredientes muito tradicionais na mesa dos portugueses, como o bacalhau dessalgado, as batatas, a cebola, os ovos e, claro, um bom vinho do Porto.
A bifana é um prato típico português que consta na carta de diversos restaurantes e bares por todo o país, além de ser o mais pedido nas Festas Populares.
Este prato surgiu em Vendas Novas e é composto por febras de porco, cozinhadas à base de alho e vinho, que se colocam dentro de pão aquecido.
Por norma, as bifanas são temperadas com mostarda ou molho picante, mas a criatividade permite-te utilizar todos os molhos que quiseres.
Se preferires comer bifanas sem pão, podes sempre pedir que as sirvam no prato com batatas fritas. Esta é possivelmente a comida típica portuguesa mais fácil de fazer!
Assim como os pastéis de bacalhau, os pastéis de nata são das comidas típicas portuguesas mais famosas fora do país.
O pastel de nata é um doce conventual, ou seja, cuja receita surgiu nos conventos de Portugal. Neste caso, nomeadamente no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, em 1837. Não por acaso os pastéis de nata são também conhecidos como pastéis de Belém.
Como a maioria dos doces conventuais, o pastel de nata é feito com massa de trigo e recheio de creme de ovos. Uma dica: come-o acompanhado de uma boa dose de vinho do Porto e desfruta destes sabores!
–
Agora que já conheces os pratos mais famosos da comida típica portuguesa, que tal experimentares estes e muitos mais sabores na Nazaré?
O melhor descanso, já sabes, está no nosso Paraíso: o Ohai!
Há um Paraíso na Nazaré. Descobre-nos!