Visita ao Forte de São Miguel Arcanjo na Nazaré

O Forte de São Miguel Arcanjo é um dos pontos turísticos mais visitados na Nazaré. Mas sabes por quê?

Neste artigo explicamos tudo o que precisas de saber antes de planear a tua visita: o preço da entrada para o Forte de São Miguel Arcanjo, onde está localizado e como lá chegar, qual é sua história e o grande motivo da sua fama.

Não podes deixar de visitar este forte que tem as vistas mais espetaculares para as ondas gigantes da Nazaré!

E já sabes que, para descansar ao final de um longo dia de passeio, descobre o nosso Paraíso: o Ohai Nazaré!

Onde fica o Forte de São Miguel Arcanjo?

O Forte de São Miguel Arcanjo, ou Farolim da Nazaré, está posicionado num local estratégico: entre o Sítio da Nazaré, o bairro onde ficam os principais edifícios históricos desta vila, e a Praia do Norte, conhecida internacionalmente pelas suas ondas gigantes. 

O Farol foi construído na porção de terra mais proeminente e avançada no atlântico, protegendo a orla da Praia da Nazaré, e no ponto mais alto do promontório. 

Por esse motivo, o Forte de São Miguel Arcanjo na Nazaré está relativamente afastado dos demais pontos turísticos, pelo que deve dedicar algumas horas apenas para a sua visita.

Porquê é tão famoso?

A fama do Forte de São Miguel Arcanjo, ou o Farolim da Nazaré, deve-se à sua história e ao seu propósito inicial. Primeiramente, o seu nome deve-se ao facto de ser São Miguel Arcanjo o padroeiro de muitos santuários, quase sempre construídos em lugares elevados. 

E se atualmente este é um local de exposição das pranchas dos principais surfistas que passaram pela Nazaré, de exposições fotográficas e da apresentação do Canhão da Nazaré, a sua função inicial não era essa.

Se regressamos ao século XVII, vemos que o objetivo do forte era defender a enseada dos ataques dos piratas argelinos, marroquinos, holandeses e normandos que investiam sobre o litoral atlântico. 

Curiosamente, até ao início do século XX, não havia qualquer farol anexo ao Forte de São Miguel Arcanjo da Nazaré. O farolim só foi construído a pedido dos pescadores e em dezembro de 1903 começou a funcionar uma luz de porto instalada no Forte.

Como chegar ao Forte de São Miguel?

Para chegar ao Forte de São Miguel Arcanjo a partir do Sítio da Nazaré, deve-se fazer uma caminhada através da Estrada do Farol de 10 minutos. 

São aproximadamente 700 metros de descida por uma estrada que proporciona vistas espetaculares para a enseada da Nazaré e a Praia do Norte.

Por outro lado, se partes do Ohai Nazaré, deves fazer uma viagem de 10 minutos de carro passando pela EN242, por algumas estradas de dentro da vila e chegando, finalmente, à Estrada do Farol. 

Tem horas de visita?

O Forte de São Miguel Arcanjo, ou Farolim da Nazaré, pode ser visitado todos os dias entre as 10h e as 20h30.

Claro que, para desfrutar ao máximo da tua visita, recomenda-se ir ao Farol na parte da manhã ou da tarde, quando se pode admirar as ondas e a infinitude do atlântico.

Há alguma taxa para lá chegar?

O preço da entrada para o Forte de São Miguel Arcanjo é de 2€, um valor simbólico relativo aos custos de manutenção do espaço.

Vale mesmo a pena visitar este espaço tão importante para a história da Nazaré e que proporciona vistas tão magníficas.

Agora que já tens as principais informações sobre o Forte de São Miguel Arcanjo na Nazaré, é hora de programar a tua viagem.

O melhor descanso, já sabes está no Ohai Nazaré. Consulta os valores e faz a tua reserva pelo nosso site.

Há um Paraíso na Nazaré. Descobre-nos!