A compra de produtos regionais é uma prática que desperta cada vez mais interesse entre as pessoas que se preocupam com a sustentabilidade.
Por exemplo, no Ohai Nazaré priorizamos a oferta de frutas e verduras produzidas localmente para os nossos hóspedes, sempre a pensar no ambiente e no bem-estar daqueles que escolhem passar uns dias de desconexão em plena natureza.
Por isso, neste artigo de blog apresentamos o conceito de produtos locais, alguns exemplos e as suas vantagens.
Continua a leitura e descobre a importância de comprar produtos locais para o ambiente, para a tua saúde e, claro, para a sociedade.
Como o próprio nome sugere, produtos regionais ou produtos locais são fabricados por produtores locais e consumidos na mesma região de fabrico. Assim como a mão de obra, a matéria-prima tem sempre origem local.
Alguns exemplos de produtos regionais são: doces e compotas de frutos da estação, roupas e acessórios fabricados com tecidos locais, cosméticos feitos de ingredientes naturais e locais.
A prática de comprar produtos locais implica em priorizar os pequenos empreendedores em detrimento das grandes empresas nacionais e internacionais.
Como dito anteriormente, a importância de comprar produtos locais está no fortalecimento da economia local, uma vez que valorizamos o trabalho dos produtores locais.
Mas há mais razões que justificam a importância de comprar produtos locais, como as vantagens para o ambiente e para a saúde.
Os produtos regionais são, na maioria das vezes, fabricados em menores quantidades, o que se reflete num processo de plantio, criação ou produção mais lentos e que respeitam as limitações do ecossistema do qual são extraídos.
Por exemplo, um doce de pêra de fabrico regional pode ser feito em quantidades limitadas e com frutas orgânicas. Ou seja, o plantio das pêras não compromete os ciclos naturais do solo e a fruta mantém-se tão pura como possível, pois está livre de agrotóxicos.
Além disso, há benefícios indiretos para a natureza, como: a menor emissão de gases com efeito de estufa na etapa dos transportes; o menor uso de produtos plásticos para recipientes, ou seja, menos lixo; a contenção das mudanças climáticas, entre outros.
A matéria-prima utilizada no fabrico dos produtos locais é, na maioria das vezes, desenvolvida a partir de processos naturais e que respeitam os limites da natureza. Consequentemente, respeitam também a saúde humana.
Os alimentos regionais contêm menos agrotóxicos, corantes e conservantes do que os produtos comprados nas grandes redes, pelo que são mais saudáveis.
Por exemplo, o consumo de frutos fora da estação reflete-se muitas vezes em alimentos geneticamente alterados e, em certa medida, nocivos à saúde.
–
Agora que já conheces o conceito de produtos regionais ou produtos locais, podes rever os teus hábitos de consumo de modo a analisar o quanto estás a contribuir para o trabalho de produtores locais.
Adotar um estilo de vida mais sustentável passa por fazer escolhas ambiental e socialmente conscientes.
Se assim como o Ohai queres fazer a diferença onde vives, atreve-te a descobrir o nosso Paraíso na Nazaré.