Desportos aquáticos radicais para a adrenalina

Viajar para a praia não é só uma boa ideia para o verão, e os desportistas aquáticos sabem disto! 

Afinal, é entre novembro e março que decorre a temporada das big waves na Nazaré, quando as ondas ficam mais agitadas e atrativas para a prática do surf entre os profissionais. 

Por isso mesmo, aventurar-se com os melhores desportos radicais aquáticos é uma boa ideia, independentemente da altura do ano.

Neste artigo, fazemos uma lista de cinco esportes aquáticos radicais para praticares em águas salgadas e doces. 

5 desportos náuticos extremos que não podes deixar de praticar

Se estás pela Nazaré a desfrutar da tua estadia no Ohai, nada melhor do que te permitires explorar as praias para praticar desportos aquáticos radicais!

Como já sabes, a Praia do Norte é conhecida internacionalmente pelas suas ondas gigantes, ideal para a prática de surf e outros esportes radicais na água. Mas se estiveres a realizar turismo no interior e pretendes praticar um desporto radical nos lagos, rios e cascatas, também há sempre opções. 

Consulta os cinco desportos radicais aquáticos que não podes deixar de praticar, seja na água doce ou na água salgada: 

1. Kitesurf

O kitesurf é um desporto aquático radical que combina a paixão pela água e a paixão pelas alturas, pois como o próprio sugere, trata-se de um “surf em papagaio”. Quanto mais fortes forem os ventos e mais agitadas as águas, mais desafiante será equilibrar-se nesta prancha e não perder o impulso do parapente. 

2. Raftings

O rafting é um dos desportos aquáticos radicais mais procurados por quem gosta de aventuras em água doce. Os praticantes descem rios agitados em botes infláveis, utilizando equipamentos para garantir a segurança durante a prática. Quanto mais forte a correnteza, mais radical será esta experiência!

3. Wakeboard

Manobras radicais e alta velocidade! É isto que o wakeboard proporciona aos praticantes mais experientes. Trata-se de um desporto aquático radical que pode ser praticado em diferentes meios, uma vez que a lancha que irá puxar o praticante pode estar na praia ou lagoas e rios.  

4. Bodyboard

Este é um dos esportes radicais na água mais democráticos, pois tanto crianças como adultos podem praticá-lo. As manobras são realizadas de joelhos ou com o corpo deitado sobre uma prancha e, portanto, exige menos equilíbrio do que o suf. 

5. Surf

O surf é, sem dúvida, um dos desportos aquáticos radicais mais populares entre todos os outros citados. É também na Nazaré onde se reúnem fãs e desportistas profissionais para testemunharem as big waves. Mas se não sabes surfar, não faz mal: podes fazer aulas de surf com a escola parceira do Ohai. 

Como começar a praticar desportos náuticos extremos

Antes de começares a praticar desportos radicais, não te esqueças de que convém estar preparado antes de te lançares para as águas. Ou seja, recomendamos que faças uma pesquisa pela internet em vários canais: vídeoaulas pelo YouTube, conteúdos das redes sociais de atletas profissionais, leitura de blogs e artigos científicos, entre outros conteúdos.

Por último, e não menos importante, convém fazer aulas e aventurar-se pelas primeiras vezes com o acompanhamento de um profissional. Assim estarás mais seguro e confiante quando começares a praticar o desporto de forma independente.

Estás pronto para começar a praticar um destes desportos radicais? Vem para a Nazaré! Já os praticas de forma independente? Vem para a Nazaré! Tanto para os amadores como para os profissionais, há espaço para todos. Na realidade todos os caminhos vão dar ao Ohai Nazaré. 

E já sabes: o melhor descanso está no Ohai. Há um Paraíso na Nazaré. Descobre-nos!