Saiba mais sobre os nossos protocolos de saúde e segurança para o Covid-19

Descobre o Farol da Nazaré

O Farol da Nazaré é um dos pontos mais icónicos desta vila, pois forma parte da sua história e atrai milhares de turistas todos os anos.

A partir desse sítio, podes desfrutar de vistas únicas e admirar as mais gigantescas ondas que se formam na Praia do Norte.

No entanto, o Farol da Nazaré em Portugal deve ser admirado tanto pelo que podes ver por fora como pelo que está em seu interior.

Com efeito, há um conjunto de instalações deste farol que compõem capítulos relevantes da história portuguesa.

Descobre e encanta-te com o Farol da Nazaré!

História do Farol e do Forte de São Miguel Arcanjo

No ano de 1903 foi instalado um farol nas dependências do Forte de São Miguel Arcanjo, ao norte da costa da Nazaré.

No entanto, se a história do farol é centenária, o Forte contabiliza quase meio milénio e a sua história merece ser lembrada a nível de contextualização.

A construção do Forte de São Miguel Arcanjo teve início em 1577 e o seu objetivo era defender Portugal dos piratas argelinos, marroquinos, holandeses e normandos.

Ao longo dos séculos, o Forte sobreviveu à Guerra Peninsular, sendo palco de expulsão das forças napoleônicas, e até às memoráveis Lutas Liberais.

E sabes porquê o São Miguel Arcanjo é a santo vigilante dessa fortaleza? Porque esse é o padroeiro de muitos santuários, geralmente construídos em lugares elevados.

Após longos períodos de guerra, no início do século XX esse Farol já não tinha função militar, mas poderia ser útil para os pescadores locais.

Por isso, eles comunicaram ao governo a necessidade de ali se instalar um farolim e uma casa para o faroleiro.

Portanto, a 1 de dezembro de 1903 começou a funcionar uma luz de porto instalada no Forte, o Farol da Nazaré. A navegação por aquele conturbado trecho poderia finalmente estar mais protegida.

Agora que já conheces as origens do Farol, podes estar a perguntar-te: mas onde é que fica esse sítio?

Onde está localizado o Farol da Nazaré

O Farol da Nazaré fica no alto de um promontório que separa a Praia do Norte, famosa entre os surfistas, da Praia da Vila.

Para lá chegar, tens de descer a Estrada do Farol, passando pela escultura de um surfista com uma cabeça de veado, que homenageia a famosa Lenda da Nazaré.

Dentro do Forte, há um museu que conta a sua história e exibe algumas das mais clássicas fotos das big waves da Nazaré.

A partir do seu extenso pátio podes admirar presencialmente essas ondas que são famosas internacionalmente.

As filas para entrar nas instalações do Forte de São Miguel Arcanjo, onde está o Farol da Nazaré, podem ser extensas, pelo que terás de esperar.

Mas é um passeio que vale mesmo a pena! Os ventos da Nazaré são revigorantes e as vistas para as suas belas praias, inesquecíveis.

Estás pronto para um passeio completo pelo Farol da Nazaré?