Saiba mais sobre os nossos protocolos de saúde e segurança para o Covid-19

Descobre o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

Um dos pontos turísticos imperdíveis da mais bela vila piscatória portuguesa é o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

Todos os anos, esta Basílica atrai centenas de devotos e de turistas curiosos para ver de perto a famosa estátua da Virgem Negra a amamentar o menino Jesus.

Esta pequena estátua está ligada ao milagre que salvou Dom Fuas Roupinho no episódio narrado pela Lenda da Nazaré.

Por isso, é um ícone da história da Nazaré protegido por uma Basílica de lindos vitrais e um fascinante altar.

Se queres conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré em Portugal, contextualizamos-te com um resumo da sua história e com um pequeno guia para lá chegares.

Santuário de Nossa Senhora

Como chegar ao Santuário de Nossa Senhora da  Nazaré

O Santuário está localizado no Sítio da Nazaré, o bairro mais turístico da vila e que fica no topo da escarpa do promontório da Nazaré.

É a atração principal do Largo de Nossa Senhora da Nazaré, a praça em frente ao Miradouro do Suberco, sobre o qual falámos noutro artigo de blog.

Podes chegar ao Sítio da Nazaré por autocarro, por carro e até pelo Ascensor da Nazaré.

Se optas por ir de autocarro, a linha Amarela e a linha Vermelha dos transportes municipais passam pelo Sítio da Nazaré.

Se vais de carro do OHAI Nazaré até ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, a viagem é de 3 minutos, passando pela N242. É muito rápido!

Por outro lado, para chegares à Basílica pelo Ascensor da Nazaré, tens de partir da Praia da Nazaré e aproveitar a viagem com as melhores vistas de sempre!

A vantagem de estar pelo Sítio da Nazaré é que este é o ponto de partida para outros lugares que estão muito próximos: o Forte de São Miguel e o Farol da Nazaré, a Praia do Norte, os melhores restaurantes.

História do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

Fundado pelo rei D. Fernando I, em 1377, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré quase não levanta suspeitas da sua origem medieval.

Isso porque, desde o início do século XVII até ao final do século XIX passou por obras de reconstrução, quando adquiriu a sua forma atual.

Segundo a história, este é o terceiro santuário construído em homenagem à Virgem Negra, trazida de Mérida, no ano de 711.

Os anteriores foram a gruta construída junto à arriba, a cento e dez metros acima da praia oceânica, e a Capela da Memória, que substituiu a gruta.

O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, Portugal, é marcado pelos belos seus vitrais e cerâmicas e pela sua escadaria semi-circular de acesso.

É uma construção que se destaca no Sítio da Nazaré, tanto pela sua altura como pelas suas belezas.

A entrada é gratuita e vale mesmo a pena a visita! Quem é que te acompanha nesta aventura?

O descanso, já sabes, é no OHAI Nazaré!